INFERNO NO JUDAISMO
O conceito de tormento
na Geena espiritual faz parte, sim do judaísmo (embora o judaismo atual
rejeitre a idéia) como podemos ler na Wikipédia em hebraico o artigo “Geena”:
(
http://he.wikipedia.org/wiki/%D7%92%D7%99%D7%94%D7%A0%D7%95%D7%9D#.D7.94.D7.92.D7.99.D7.94.D7.A0.D7.95.D7.9D_.D7.91.D7.99.D7.94.D7.93.D7.95.D7.AA
):
הגיהנום ביהדות (A Geenna [inferno] no Judaísmo), na segunda parte (pois
a primeira parte dá a localização geográfica e histórica do Vale de Hinom:
<< A literatura talmúdica e o Midrashic
mencionam o Geh-Hinon como um lugar onde os ímpios são condenados após a vida
neste mundo.
Por exemplo:
"E eventualmente herdar o
Geh-Hinon" (Pirkei Avot LXXX:1-5).
Coisas ruins que agravam a pena de
um homem no Geh-Hinon: RaB. B.ah bar Shiloh disse a Rav Chesda: "Todos OS
imundos irão se sujar no Geh-Hinon" (Shabat xxxvii:1), enquanto as boas
ações aliviam lá as suas pena", disse o Rabi Chame com Rabi Hanina; Todo
leitor que ler o Shema e medita no que está escrito esfria o inferno para
ele" (Tratado Berachot, ix.6, lxx.2).
O Tratado Eruvin diz: "E disse
Rabi Yeremiah Bar Eleazar: “O Geh-Hinon tem três aberturas, uma deserto e uma
no mar e outra em Jerusalém" ('Er 19a. 70.1)
>>
Em outras literaturas
judaicas:
Os rabinos estão
livres do Geena:
Hagigah 27a declara
que nenhum rabi pode ir mesmo para o Geh Hinon.
Penalidade por
Desobedecer os Rabis:
Erubin 21b. Todo
aquele que desobedece os rabis merecem a morte e serão punidos sendo fervidos
em excrementos quentes no Geh Hinon.
O Talmud ataca Jesus e
os Cristãos:
Gittin 57a. diz que
Jesus está no Geh Hinon, sendo fervido em "excrementos quentes".
Rosh Hashanah 17a:
Cristãos (minnim) e outros que rejeitam o Talmud irão para o Geh Hinon e serão
punidos lá por todas as gerações.
Mas o artigo mais
completo que encontrei está na Enciclopédia Judaica:
Geena (Hebr.: גיהנום,
Grego: Γέεννα):
Natureza e Situação.
O local onde as crianças foram sacrificados para o deus
Moloch era originalmente no "vale do filho de Hinom", ao sul de
Jerusalém (Js 15:8, passim;. II Reis 23:10; Jr 2:23; 7:31-32;. 19:6, 13-14).
Por esta razão, o vale foi considerado maldito, e "Gehenna",
portanto, tornou-se logo um equivalente figurativo para "inferno".
Tanto o Inferno, como o Paraíso, foram criados por Deus (Soṭah 22a), de acordo
com Gen. R. 9:9, as palavras "muito bom" em Gen. 1:31 referem-se ao
inferno, daí o último deve ter sido criado no sexto dia. No entanto, as
opiniões sobre este ponto variam. Segundo algumas fontes, foi criado no segundo
dia, mas de acordo com outras, antes mesmo do mundo, apenas o fogo estava sendo
criado no segundo dia (Gen. R. 4, final;.Pes 54a). A "fornalha
ardente" que Abraão viu (Gn 15:17, hebr.) foi a Geena (Mek. 20:18b, 71b,..
Visões de Enoque, xcviii.3 (98:3), ciii. 8 (103:8); Mat. 13:42, 50; Er. 19a,
onde a "fornalha ardente" também é identificada com o portão da
Geena). As opiniões também variam quanto à situação, a extensão e a natureza do
inferno. A afirmação de que a Geena situa-se no vale de Hinom, perto de
Jerusalém, no "vale amaldiçoado" (Enoque, xxvii. 1 e segs.),
significa simplesmente que ele tem um portão lá. Foi em Sião, e tinha um portão
em Jerusalém (Is. 31:9). Ele tinha três portas, uma no deserto, uma no mar, e
uma em Jerusalém ('Er 19a.). O portão fica entre duas palmeiras no vale de
Hinom, a partir do qual a fumaça cresce continuamente (ib.). A boca é estreita,
impedindo a fumaça, mas abaixo a Geena estende-se indefinidamente (Men. 99b).
De acordo com uma opinião, ele está acima do firmamento, e de acordo com o
outro, por detrás das montanhas escuras (Ta'an. 32b).
Um árabe apontou para um estudioso o local no deserto onde a
terra engoliu os filhos de Coré (Nm 16:31-32), que desceu ao Gehenna (Sanh.
110b). Situa-se no fundo da terra, e é imensamente grande. "A terra é um
sexto do jardim, o jardim um sexto do Éden [o paraíso], Éden um sexto da Geena;.,
Portanto, o mundo inteiro é como uma tampa para a Geena Alguns dizem que a
Geena não pode ser medido" ( Pes. 94a). Ele está dividido em sete
compartimentos (Soṭah 10b); uma visão semelhante foi realizada pelos babilônios
(Jeremias, "Hölle und Paradies bei den Babyloniern", pp 16 e segs,
Leipsic, 1901;. Guthe ", Kurzes Bibel-wörterb. "p. 272, Tübingen e
Leipsic, 1903).
Devido à extensão da Geena, o sol, ao começar a noite, passa
por ela, e recebe dela seu próprio fogo (brilho da noite; B. B. 84a). Um rio de
fogo ("dinur") cai sobre a cabeça do pecador na Geena (Hag. 13b).
Este é "o fogo do Ocidente, que a cada por-do-sol recebe. Cheguei a um rio
de fogo, cujo fogo flui como água, e que deságua em um mar grande no
Ocidente" (Enoque, 17:4-6). O Inferno aqui é descrito exatamente como no
Talmud. Os persas acreditavam que o metal fundido brilhante corria sob os pés
dos pecadores (Schwally, "Das Leben nach dem Tode", p. 145, Giessen,
1892). As águas das nascentes quentes de Tiberíades são aquecidos enquanto flui
passando pela Geena (Shab. 39a). O fogo da Geena nunca acaba (Tosef., Ber 6,
7,. Marcos 9:43 e segs; Mat. 18:8, 25:41; Compare com Schwally, l.c. p.
176), há sempre uma abundância de madeira lá (Men. 100). Este fogo é 60 vezes
mais quente que qualquer fogo terrestre (Ber. 57b). Há um cheiro de enxofre na
Geena (Enoque, 67:6). Isto concorda com a idéia grega do inferno (Lucian, Αληθεῖς
Ιστορίαι, 1:29, em Dietrich, "Abraxas", p. 36). O cheiro sulfuroso
das fontes medicinais tiberianas foram atribuídas à sua ligação com a Geena. Em
Isa. 66:16, 24 diz-se que Deus julga por meio de fogo. A Geena é escura, e
apesar das imensas massas de fogo, é como a noite (Yeb. 109b,.. Compare com Jó
10:22). A mesma idéia também ocorre em Enoch, 10:4, 82:2; Mat. 8:12, 22:13,
25:30 (comp. Schwally, lc p. 176).
Supõe-se que há um anjo-príncipe que toma conta da Geena.
Ele diz a Deus: "Coloque tudo no meu mar, me alimente com a semente de
Seth, eu estou com fome." Mas Deus recusou o seu pedido, dizendo-lhe para
levar os povos pagãos (Shab. 104). Deus disse ao anjo-príncipe: "Eu puno
de cima os caluniadores, e também vou puni-los embaixo com brasas"
("Ar 15b.). As almas dos filhos de Corá foram queimadas, e o anjo-príncipe
rangeu os dentes para eles por conta da bajulação de Corá (Sanh. 52a). A Geena
grita: "Dá-me os hereges e os pecadores do poder [romano]" ('Ab Zarah
17a.).
Julgamento.
Supõe-se em geral que os pecadores vão imediatamente para o
inferno após a sua morte. O famoso professor Johanan b. Zakkai chorou antes de
sua morte, porque ele não sabia se iria para o paraíso ou para o inferno (Ber.
28b). Os piedosos vão para o paraíso, e os pecadores para o inferno (B. M.
83b). Para cada indivíduo é repartida duas partes, uma no inferno e outra no
paraíso. Na morte, no entanto, a porção do homem justo no inferno é trocada, de
modo que ele tem duas no céu, enquanto o inverso é verdade no caso dos
pecadores (15 Hag.). Por isso, teria sido melhor para os últimos não ter vivido
muito (Yeb. 63b). Eles são lançados no inferno a uma profundidade compatível
com sua pecaminosidade. Eles dizem: "Senhor do mundo, fizeste bem: o
Paraíso para os piedosos e a Geena para os ímpios" ('Er 19a.).
Há três categorias de homens, os totalmente piedosos e o
arqui-pecadores que não são purificados, mas somente aqueles entre essas duas
classes (Ab. R. N. 41). Uma opinião semelhante é expressa no Talmude
Babilônico, que acrescenta que aqueles que pecaram contra si mesmo, mas não
levaram outros ao pecado permanecerão por 12 meses na Geena; "depois de 12
meses de seus corpos são destruídos, suas almas serão queimadas, e o vento
espalha suas cinzas debaixo dos pés dos piedosos, Mas com respeito aos hereges,
etc., e Jeroboão, filho de Nebate, deve perecer no inferno, mas eles não
perecerão" (R. H. 17; compare com Shab 33b). Todos os que descem à Geena
voltarão novamente, com exceção de três classes de homens: os que cometeram
adultério, ou envergonharam seus vizinhos, ou os difamaram (B. M. 58b). A
felicidade dos piedosos no paraíso excita a ira dos pecadores que os contemplam
quando vierem do inferno (Lev. R. 32.). O Livro de Enoque (27:3, 48:9, 62:12)
parafraseia este pensamento dizendo que o piedoso se alegra com as penas do
inferno sofridas pelos pecadores. Abraão leva o condenado ao seu seio ('Er 19a;
compare com Lucas 16:19-31). O fogo da Geena não toca os pecadores judeus
porque eles confessam seus pecados perante as portas da Geena e voltam para
Deus ('Er. 19a). Como mencionado acima, os hereges e os opressores romanos vão
para a Geena, e o mesmo destino aguardava os persas, os opressores dos judeus
na Babilônia (Ber. 8b ). Quando Nabucodonosor desceu ao inferno, todos os seus
habitantes tiveram medo de que ele estivesse vindo para governá-los (Shab.
149a; compare com Isa 14:9-10). O Livro de Enoque também diz que principalmente
os pagãos é que estão para serem lançados na piscina de fogo no Dia do
Julgamento (10:6, 91:9, et al.). "O Senhor, o Todo-Poderoso, vai
puni-los no Dia do Julgamento, colocando fogo e vermes em sua carne, para que
eles gritem de dor por toda a eternidade" (Judith 16:17).
Vale do Ge-Hinom
(De uma fotografia de Bonfils .)
Os pecadores na Geena serão cheios de dor quando Deus coloca de volta as almas nos corpos dos mortos no Dia do Juízo Final, de acordo com Isa. 33:11 (Sanh. 108b). Enoque também concorda (43:9) que os pecadores vão desaparecer como a palha diante dos rostos dos eleitos. Não haverá Geena no mundo futuro, no entanto, por Deus tirar o sol fora de seu caso, e este vai curar os piedosos com seus raios e punirá os pecadores (Ned. 8b).
Pecado e Mérito.
Diz-se frequentemente que certos pecados conduzirão o homem
para Geena. O nome "Geena" em si é explicada no sentido de que a
falta de castidade vai levar para a Geena ('Er. 19), assim também será para o
adultério, a idolatria, o orgulho, a zombaria, a hipocrisia, a raiva, etc. (Soṭah
4b, 41b; Ta'an 5a;. B. B. 10b, 78b,. 'Ab Zarah 18b;. Ned 22a). O inferno espera por quem
se vicia em linguagem imprópria (Shab. 33a; Enoque, 27.); Quem sempre segue os
conselhos de sua esposa (B. M. 59a); quem instrui um aluno indigno (Ḥul. 133b);
quem se afasta da Torá ( B. B. 79a;. compare com Yomá 72b). Para mais detalhes
veja 'Er. 18b, 101a; Sanh. 109b; Kid. 81a; Ned. 39b; B.M. 19a.
Por outro lado, há méritos que preservam o homem de ir para
o inferno, por exemplo, a filantropia, o jejum, a visita aos doentes, a
leitura do Shemá e Hallel, e comer três refeições no Shabat (Giṭ. 7a; B. B.
10a; B. M .85a;. Ned. 40a; Ber. 15b; Pes. 118; Shab. 118). Os israelitas, em
geral, são menos ameaçadas (Ber. 10) do que os hereges, ou, de acordo com B. B.
10a, do que os pagãos. Acadêmicos (Hag. 27a; compare com Men. 99b e Yomá 87a),
os pobres e os piedosos (Yeb. 102b) são especialmente protegidos. Três classes
de homens não verão a face do inferno: aqueles que vivem na penúria, aqueles
que sofrem com catarro intestinal, e aqueles que são pressionados por seus
credores ('Er 41b.). Parece que as expressões "condenado ao inferno"
e "ser salvo do inferno" devem ser interpretadas hiperbolicamente.
Uma mulher má é comparada à Geena em Yeb. 63b. Sobre os nomes da Geena ver “Er.
19a; B. B. 79a; Sanh. 111b; et al.
Bibliografia:
• Winer, B.
R. i. 491;
• Hamburger,
R. B. T. i. 527-530;
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Dict. Bible, ii. 343-346;
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Kurzes Bibelwörterb. pp. 271-274, Tübingen and Leipsic, 1903;
• G.
Brecher, Das Transcendentale, etc. pp. 69-73, Vienna, 1850;
• A.
Hilgenfeld, Jüdische Apocalyptik, Index, Jena,
1857;
• F. Weber,
Jüdische Theologie, pp. 336 et seq.;
• E. Stave,
Der Einfluss des Parsismus auf das Judenthum, pp. 153-192 et seq., Haarlem, 1898;
• James,
Traditional Aspects of Hell, London,
1903.
O Inferno em outras palavras
Vejamos,
agora, outras formas de como o Seol-Hades-Infernus é também chamado:
01.
Cova, buraco, fossa, poço (heb.: בור = BŌR; gr.: frear FREAR
– difere de שחת SHAHHATH = buraco, cova simples, trincheira
– Ez. 19:4, 8; Ez. 28:8) – Is. 14:15; 38:18; Ez. 26:20; 31:14, 16; 32;18, 24, 25,
29, 30 / Apoc. 9:1, 2, 11);
02.
Região tenebrosa (heb.: צלמות TSALMAVETH = SOMBRA DA MORTE;
LXX.: ᾅδης HADES; Targuns: מותא דגיהנם MORTE DO GEENA) –
Jó 38:17; Jó 10:21, 22;
03.
Abismo; perdição, destruição (heb.: אבדון ABHADŌN; LXX: ἄβυσσος ABYSSOS,
ἀπώλεια APŌLEIA) – Jó 26:6; 28:14; Sl. 88:11; Pr. 15:11; 27:20 / Ap.
9:1, 2; 11:7; 20:1-3 [gr.: ἄβυσσος ABYSSOS]; Ap. 9:11 [gr.: Ἀπολλύων APOLLÝŌN]);
Sl. 139:8; Am. 9:2 (heb.: שאול SEOL);
04.
Lugar sem volta – Jó 10:21a
05.
Terra das trevas e da sombra da morte – Jó 10:21b
06.
Terra de negridão, de profunda escuridade – Jó 10:22a
07.
Terra de sombra da morte e do caos onde a própria luz e tenebrosa - Jó 10:22b;
08.
Profundezas da terra – Sl. 63:9; Ez. 31:14;
09.
Trevas exteriores (A.R.C.) – Mt. 8:12; 22:13; 25:30.
10.
Fornalha acesa – Mt. 13:42, 50;
11.
Fogo eterno – Mt. 18:8;
12.
Inferno (Geenna) de fogo – Mt. 5:22; 18:9; Tg. 3:6;
13.
Lago de fogo – Ap. 19:20; 20:10, 14,15.
E
assim, vemos que o Inferno de fogo, o tormento eterno (Apoc. 14:10:11; 20:10) não
é uma invenção do romanismo, adotado pela cristandade em geral, como enganam os
testemunhas-de-jeová e algumas seitas heréticas, mas é uma realidade bíblica, fartamente
documentada.
Eis
a realidade do destino final do homem:
a) Os ímpios
vão para o INFERNO:
1.
“...os lançarão na fornalha acesa; ali haverá
choro
e ranger de dentes.” (Mat. 13:40-42 - grifo acrescentado). Note: é ali,
na fornalha acesa, que haverá choro e ranger de dentes;
2.
“Morreu também o rico e foi sepultado. No inferno (HADES), estando em tormentos
ergueu os olhos e viu a Lázaro...” (Luc. 16:23)[*10];
3.
“Os mais poderosos dos valentes... lhe gritarão do
além
(heb.:
SHEOL, gr.
HADES): Desceram, e lá jazem
eles...” (Ezeq. 32:21);
4.
“Então o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos,
para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos.”
(Mat. 25:41);
5.
“Os pecadores... perguntam: Quem dentre nós habitará com o fogo devorador? Quem
dentre nós habitará com chamas eternas?” (Isa. 33:14) Muitos habitarão,
morarão com o fogo devorador, com as clamas eternas!
6.
“E a anjos,... os que abandonaram o seu domicílio, ele tem guardado sob trevas,
em algemas eternas, para o juízo do grande dia” (Judas 6);
7.
“Como Sodoma e Gomorra e as cidades circunvizinhas... seguindo após outra carne...
são postas para exemplo do fogo eterno, sofrendo punição.”
(Judas 7);
8.
“...será atormentado com fogo e enxofre,... na presença do Cordeiro.
“A fumaça
do seu tormento sobe pelos séculos... não têm descanso algum...”
(Ap. 14:10b,11a);
9.
“O diabo, o sedutor deles, foi lançado para dentro do lago de fogo e enxofre[*11], onde também se encontram
não só a besta como o falso profeta; e serão atormentados
de dia
e de noite pelos séculos dos séculos.” (Apoc.
20:10
- grifo acrescentado).
O tormento do diabo e dos ímpios não terá fim, diz a clara Palavra de Deus. Se a
Bíblia assim ensina, é preferível mil vezes acreditar nela, que na opinião de homens
desviados da verdade.
b) Os Justificados vão para o CÉU:
1.
“Para o sábio há o caminho da vida que o leva
para
cima, a fim de evitar o inferno embaixo.”
(Prov.15:24);
2.
“Aconteceu morrer o mendigo e ser levado pelos anjos para junto de Abraão”
(Luc. 16:22 - trad. livre);
3.
“Jesus lhe respondeu: Amém. Eu te digo que hoje estarás comigo no paraíso.” (Luc. 23:42,43 - trad. livre);
4.
“E apedrejavam a Estevão que invocava e dizia: Senhor Jesus,
recebe
o meu espírito! ” (At. 7:59 - grifo acres.);
5.
“Entretanto, estamos em plena confiança, preferindo
deixar
o corpo, e habitar com o Senhor.”
(2Co. 5:1-8
- grifo acres.);
6.
“Porquanto, para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro.”
(Fil. 1:21);
7.
“...vi debaixo do altar as almas daqueles que haviam sido mortos por causa da
palavra de Deus... clamaram em grande voz...”
(Apoc. 6:9-11
- grifo acres.);
8.
“Depois... vi, e eis grande multidão... em pé diante do trono e diante do Cordeiro,
vestidos de vestes brancas...” (Apoc. 7:9, 13-17)
E
assim, podemos ver que as Escrituras Sagradas são claras ao afirmarem a realidade
da vida consciente além túmulo. Na parte b-4 acima, vimos que Estevão rogava
ao Senhor da vida que recebesse o seu espírito. E, como já foi estudado, com abundantes
provas bíblicas, espírito não é uma força de vida ativa impessoal, como enganam
as TTJ, mas é o fôlego de vida pessoal.
O próprio Jesus disse que estaria no coração da terra (Mat.12:40) e no qual realmente
foi e proclamou o Evangelho a “espíritos em prisão” conforme nos diz 1 Pedro
3:18,19 e 4:6. A palavra grega
para pregar, proclamar o evangelho, é κηρύσσω (KĒRYSSŌ) e só é usada
no N.T. com vista ao arrependimento e à salvação das almas. Conf.: Mat. 4:17; 10:7; Luc. 8:1; Rom. 10:14, 15; 1Co. 1:21, etc. Este é mais um
mistério das Escrituras.
Para
finalizar, vamos considerar um texto difícil em Jó 26:5, 6, que diz:
“A
alma dos mortos tremem debaixo das águas com seus habitantes. “O além
(Seol) está desnudo perante Ele, e não há coberta para o abismo (heb.: ABADON).”
Temos
a explicação Novo Testament, em Apocalipse 20:13, ao falar sobre o Juízo Final, diz que tanto o mar
(gr.: THALASSA), como a Morte (gr.: THANATOS) e o Inferno (HADES) darão os seus mortos que neles
havia, para serem julgados segundo as suas obras. Os justos não se encontram ou
se encontrarão nestes lugares, fato pelo qual, não irão a julgamento. (João
5:24)
AMÉM